Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Racatõ BrazilJS #2

Open
bernarddeluna opened this issue Jan 19, 2015 · 35 comments
Open

Racatõ BrazilJS #2

bernarddeluna opened this issue Jan 19, 2015 · 35 comments

Comments

@bernarddeluna
Copy link

Com a quantidade de issues criadas aqui, poderemos criar um Hackaton no meio do ano pelo iMasters para produzir as melhores issues daqui.

Assim, eu ficaria responsável por conseguir o apoio necessário para tornar viável esse evento :)

@zenorocha
Copy link
Member

Acho que independente do que surgir de ideias aqui, um hackathon da BrazilJS seria uma parada incrível! A única regra podia ser: tem que ter JavaScript no meio!

@joaostein
Copy link

Seguindo a linha de brainstorm, outra coisa que podemos levar em consideração e extrair alguns insights é o http://railsrumble.com/, incentivando também a galera a criar projetos, codar, etc e ainda poderia ser com uma frequência e abrangência maior que um hackathon físico (claro que um não exclui o outro).

@zenorocha
Copy link
Member

Ahh saquei, um concurso online né @joaostein. To participando como juiz de um agora: o Static Showdown. Vou ver o que eu aprendo de lá para trazer pro nosso universo. Seguindo essa linha, vocês já viram um desses voltado pro público brasileiro?

@joaostein
Copy link

@zenorocha ótimo, dei uma olhada nesse evento e parece ser bem legal, talvez divulgar ele nos canais da BrazilJS possa ser um bom primeiro passo pra galera se familiarizar com esse tipo de evento e "pegar gosto" -- Nessa linha online, não conheço nenhum que tenha rolado aqui no Brasil.

Sobre a ideia original do hackathon presencial, além de muitos outros, rola o Startup Weekend que segue um pouco essa ideia e é voltado pro público de startups, o que pode ser um universo interessante para fazer uma interseção. Se não me engano, rola uma mistura de evento com palestras e uma parte pra galera iniciar uma ideia em um prazo curto de horas com mentoria focando em empreendedorismo. Eu acompanhei o @bernarddeluna palestrando em um evento em Brasília para esse público, e talvez ele possa dar alguns insights legais sobre isso

@zenorocha
Copy link
Member

@bernarddeluna o que precisaríamos fazer para esse evento acontecer?

@zenorocha
Copy link
Member

@joaostein
Copy link

@zenorocha top 😄 👍 você tem alguma ideia de como poderíamos incentivar e conectar as pessoas para formar times? teria que ser algo bem simples e rápido pois as inscrições encerram dia 22

@bernarddeluna
Copy link
Author

acho que essa é uma discussao boa...

to bem acostumado com a organizacao de competiçoes físicas, mt pelos muitos SWs que já mentorei e co-organizei. É algo que seria incrivel, claro com a barreira de ser física e por isso geolocalizado.

meus pensamentos sobre (não dizendo que estou certo ok?)

acredito que for um PUTA Hackaton, galera vai se movimentar para vir do Brasil todo. Podiamos fazer acordo com hostels, airbnb e all those shits. Ou seja, quero dizer que o fato de acontecer no RJ ou SP ou Recife ou etc, nao seria motivo para ser ou parecer geolocalizado, desde que seja pica voando.

Sendo virtual, teriamos que estudar (eu particularmente nao sei) como controlar que os times se mantem na qt de integrantes e nao tem outros ajudando ou que o projeto já tem pronto, etc. Por outro lado, sendo virtual, teriamos mais inscrições, e reduziriamos o custo gigantescamente por n precisar de estrutura fisica, transporte, logistica, alimentação, etc., mas também reduziriamos a capacidade de exposição de marca de patrocínio e por isso valor de cotas e argumento para captá-los.

Outro ponto no virtual, é que a mentoria fica atrapalhada, visto que elas deixariam de ser mentorias e virariam palestras, o que não é mentoria e se faz perder tempo. Mentoria é mentoria e palestra é palestra, as duas podem coexistir mt bem, como no SW citado pelo @joaostein .

É isso, eu gosto mais da cara de evento físico mesmo, mas é algo para discutirmos bem :)

Para fazer o evento acontecer é preparar um release, eu apresentaria para o iMasters e depois para parceiros para viabilizar o projeto, tentaria captar o máximo de apoio para conseguirmos tocar o projeto, assim após isso, levantariamos nossa landing page e começariamos a divulgação, enquanto eu correria atrás de um espaço e planejariamos a logística.

@zenorocha
Copy link
Member

Eu também sou mais a favor de um evento presencial. Não acho que temos amadurecimento e apoio suficiente para tocar um evento online.

Penso que São Paulo seria um lugar excelente para a primeira edição por conta do público e infraestrutura de lá.

Valeu pela explicação @bernarddeluna!

@joaostein
Copy link

Entendi @bernarddeluna, e concordo plenamente. Para termos um evento online, realmente precisamos ter mais amadurecimento e apoio. Acredito que isso possa ser algo que possamos ter em mente para um futuro, quem sabe. O evento presencial é o que podemos ter de mais concreto e sou 100% a favor e posso ajudar no que for preciso.

Um dúvida que me surgiu é sobre o momento ideal para iniciar esse processo. Vocês acham que é melhor esperar uma movimentação maior de ideias nas issues para depois começar a se organizar, ou começar a colocar em prática essa ideia com o objetivo de atrair e atingir mais pessoas, gerando um impacto extra e em conjunto com esse repo?

@bernarddeluna
Copy link
Author

Acredito que n precisamos esperar @joaostein , inclusive, o hackaton pode impulsionar muito bons projetos em issues :)

Eu estarei amanha em SP e levarei essa ideia para o Baeta para discutirmos o custo e apoios para tornar esse projeto viável..

alguma época do ano ? eu gosto de Julho, pq é bem no meio, mt gente está de ferias na faculdade e poderá se deslocar com mais facilidade para participar com o seu time.

O que acham?

@evansantos
Copy link

@bernarddeluna acredito que em julho é perfeito.

@rands0n
Copy link
Member

rands0n commented Jan 22, 2015

Porque não junto com a conferência? Mais ai teria que pensar em outra cidade, no caso POA.

Ficaria como foi o zofe do ano passado, não lembro se foi um dia antes ou depois da conferência.

@keppelen
Copy link
Member

Eu gosto da opção ser presencial, online tem todo um trabalho que é quase impossível controlar, e pode ser afetado por internet, as bandas dos provedores, isso é inevitável.

Sobre conseguir parceiras posso ajudar, a #planedia tem uma parceria premium com a Booking, e Airbnb. Poderíamos tentar algo com eles e reduzir bem o preço para quem vem de fora, assim animando mais a galera a participar.

Sobre a cidade, eu tentaria pegar uma cidade mais central e que o custo fosse menos, como RJ, SP, BH. Para o mês, Julho é ideal, e ferias, e quase não tem evento nessa epoca.

@brunoborgesruiz
Copy link

São Paulo seria mesmo ideal, tem que ter javascript no meio siiiimmmm e julho seria ideal. Claro que presencial.

@zenorocha
Copy link
Member

@joaostein acho que não tem nada que impeça essa ideia de ser iniciada, só precisamos de alguém para tomar ownership sobre esse projeto e tocar a logística.

@bernarddeluna acho julho uma boa, depois conta aí como foi a conversa com o iMasters.

@zenorocha
Copy link
Member

@randsonjs acho melhor separado, porque hackathons geralmente são uma parada que demandam muita energia e a conferência já tem dois dias bem intensos.

@bernarddeluna
Copy link
Author

concordo com o @zenorocha ... acho que dá para ser separado.

eu posso me responsabilizar por ele :)

2015-01-23 10:32 GMT-02:00 Zeno Rocha [email protected]:

@randsonjs https://github.com/randsonjs acho melhor separado, porque
hackathons geralmente são uma parada que demandam muita energia e a
conferência já tem dois dias bem intensos.


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

@henricavalcante
Copy link

No inicio deste ano eu estava pensando em fazer um mini hackathon com os amigos que tenho dev aqui aqui em minha cidade Natal RN.
O que acham de fazer em 2 etapas, uma etapa regional e outra nacional. Eu estou disponível para ajudar nas coisas aqui no nordeste, se for aqui em Natal então facilita bastante encontra um lugar para o evento e outras coisas relacionadas a logística.

@joaostein
Copy link

@henricavalcante qual a vantagem de fazer em duas etapas? isso não iria trazer mais complexidade no sentido organizacional?
@bernarddeluna perfeito! vai pingando a gente a medida que for tendo novas infos para podermos ajudar no que for preciso :)

@henricavalcante
Copy link

Tudo depende do ponto de vista, se nós pensarmos pelo trabalho que dá fazer o evento, sim, realmente é mais simples fazer apenas uma etapa, mas se pensarmos que a gente pode atingir um público alvo muito maior fazendo um evento regional acho que vale a pena o esforço. Aqui no nordeste, por exemplo, conheço muita gente que tem interesse em participar, mas nem sempre as pessoas podem se deslocar até o sul do país para ir a um evento destes.

@bernarddeluna
Copy link
Author

Acredito que por ser primeiro evento, deveríamos nos concentrar em apenas
uma etapa, pois já teremos o trabalho necessário, etc.

Se tivermos um publico bem maior que o espero, daí pensarmos em ano que vem
fazermos uma triagem regional que pode ser interessantíssimo.

O que acham?

2015-01-26 14:42 GMT-02:00 Henri Cavalcante [email protected]:

Tudo depende do ponto de vista, se nós pensarmos pelo trabalho que dá
fazer o evento, sim, realmente é mais simples fazer apenas uma etapa, mas
se pensarmos que a gente pode atingir um público alvo muito maior fazendo
um evento regional acho que vale a pena o esforço. Aqui no nordeste, por
exemplo, conheço muita gente que tem interesse em participar, mas nem
sempre as pessoas podem se deslocar até o sul do país para ir a um evento
destes.


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

@zenorocha
Copy link
Member

Eu também acho incrível ter etapas espalhadas por todo o Brasil e depois talvez os campeões de cada etapa se encontrarem numa final.

Mas temos que ser realistas, essa será nossa primeira iniciativa de hackathon e as questões logísticas demandam muita energia e recursos.

Para primeira edição focaria apenas em um evento nacional.

@brunoborgesruiz
Copy link

Concordo que a devemos eliminar qualquer barreira para realização do evento. Logística é uma barreira grande que deve ser evitada.

@felipenmoura
Copy link
Member

Eu curti a ideia de mais etapas, mas concordo que para uma primeira edição, uma etapa já vai ser suficiente. Vai dar um knowhow legal, motivar a galera, ajudar na divulgação, além, óbvio, dos resultados finais :)

@keppelen
Copy link
Member

Vamos tocar?

@bernarddeluna
Copy link
Author

Assim que acabar esse evento que estou organizando do fds vou voltar a
focar nele. vendo se existirá a real possibilidade de tocá-lo ou nao.

respondo semana que vem sem falta

On Thu, Mar 26, 2015 at 12:16 PM, Giovanni keppelen <
[email protected]> wrote:

Vamos tocar?


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

@henricavalcante
Copy link

Galera, como eu já tinha falado que já tinha em mente um Hackathon de JS aqui em minha cidade e já tinha solicitado espaço na universidade federal aqui, tive que tocar um projeto menor aqui na minha cidade.

http://nejs.github.io

Estou procurando patrocínio para a premiação, vcs tem algo a recomendar?

@henricavalcante
Copy link

Queria patrocínio para pegar toda a grana das Inscrições e doar para o Leokz.

@henricavalcante
Copy link

Estamos precisando de mais um jurado para ajudar a escolher o vencedor do hackathon, topa ajudar @bernarddeluna? fariamos por um hangout no final do evento, acho que não gastaria mais que meia hora para analizar os projetos e escolher um vencedor.

@bernarddeluna
Copy link
Author

Claro, o que precisa de mim?

2015-05-13 16:44 GMT-03:00 Henri Cavalcante [email protected]:

Estamos precisando de mais um jurado para ajudar a escolher o vencedor do
hackathon, topa ajudar @bernarddeluna https://github.com/bernarddeluna?
fariamos por um hangout no final do evento, acho que não gastaria mais que
meia hora para analizar os projetos e escolher um vencedor.


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

@henricavalcante
Copy link

no final do evento que será dia 05 de julho, fariamos um hangout para decidir o projeto vencedor, ja temos o @danielfilho e o @fabiomcosta para ajudar, como os criterios de avaliação já estão bem definidos, acredito que a gente não gaste nem 1h para avaliar os projetos e decidir o vencedor.

@bernarddeluna
Copy link
Author

ok.. pode contar cmg

2015-05-13 17:03 GMT-03:00 Henri Cavalcante [email protected]:

no final do evento que será dia 05 de julho, fariamos um hangout para
decidir o projeto vencedor, ja temos o @danielfilho
https://github.com/danielfilho e o @fabiomcosta
https://github.com/fabiomcosta para ajudar, como os criterios de
avaliação já estão bem definidos, acredito que a gente não gaste nem 1h
para avaliar os projetos e decidir o vencedor.


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

@henricavalcante
Copy link

manda um pull request no item 6.2 deste arquivo https://github.com/nejs/hackathon2015-docs/edit/master/edital.md pra formalizar.

@bernarddeluna
Copy link
Author

done

On Wed, May 13, 2015 at 5:06 PM, Henri Cavalcante [email protected]
wrote:

manda um pull request no item 6.2 deste arquivo
https://github.com/nejs/hackathon2015-docs/edit/master/edital.md pra
formalizar.


Reply to this email directly or view it on GitHub
#2 (comment).

Bernard De Luna F. F. Bittencourt
www.bernarddeluna.com
Twitter: @bernarddeluna

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests

9 participants